terça-feira, 9 de novembro de 2010

Show do Bilhão


Vejam a notícia que acaba de sair na Folha:
Caixa Econômica e BC farão intervenção 'branca' no PanAmericano

A Caixa Econômica Federal anuncia amanhã, junto com o Banco Central, uma espécie de intervenção "branca" no PanAmericano, após a constatação de "inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade".



A Caixa comprou 35,54% do capital social do PanAmericano em novembro de 2009, em uma operação de R$ 739,2 milhões. A negociação foi aprovada pelo Banco Central em julho deste ano, no último passo para a finalização da operação.


Miriam Leitão, em seu blog, resumiu bem a situação:

Banco Panamericano: BC tem explicações a dar



O caso da fraude contábil no Banco Panamericano deixa inúmeras dúvidas no ar. O Banco Central mentiu para todos os que ligaram para lá dizendo que nada seria anunciado. Foi anunciado que o Grupo Silvio Santos fez um aporte de R$ 2,5 bilhões no Banco Panamericano que estaria com "inconsistência contábeis".


Pelo que se sabe até agora essas inconsistências são iguaizinhas às descobertas no Banco Nacional ao fim da hiperinflação; créditos fictícios dando a impressão de equilíbrio num banco quebrado.

Se estava assim com essas fraudes contábeis como foi que a Caixa Econômica não viu quando em julho comprou 49% desse banco? Antes de uma operação assim é feita uma varredura nas contas, e mesmo assim a Caixa nada viu? Por que o BC permite que a Caixa, com toda a sua história centenária e suas responsabilidades, saia comprando participação em banco privado? Para correr risco com dinheiro público? O BC já sabe do problema há semanas, por que segurou a informação?

GD:
Lula e Sílvio Santos se encontraram em Brasília em 22 de setembro deste ano em Brasília (foto abaixo).
O que será que conversaram? Amenidades ou a quebradeira do seu banco?



Vamos agora relembrar o que aconteceu depois deste encontro:

1-) Dilma faltou ao debate no segundo turno, debate que ela havia se comprometido a comparecer. O SBT, ao invés de realizar o debate apenas com Serra, conforme fora combinado, simplesmente cancelou a realização do mesmo.

2-) O SBT apresentou uma cobertura tendenciosa e parcial. No caso da agressão que Serra sofreu no RIo, o jornaleco desta emissora julgou que Serra tinha feito drama com uma simples bolinha de papel e fingido desmaio após receber orientação do marqueteiro. Mentira! Serra foi agredido com dois objetos diferentes: uma bolinha e um rolo pesado. Isto o jornal do Bilhão omitiu. Omitiu também que entre um e outro evento, passaram-se 15 minutos e aí, sim, Serra telefonou de dentro da van onde havia se protegido dos cães petistas. Foi o Jornal Nacional que desmascarou o Sílvio Tudo por Dinheiro Santos.

09/11/2010 - Folha - Leonardo Souza - editado por GD
Blog da Miriam Leitão (http://oglobo.globo.com/economia/miriam/) - editado por GD



Nenhum comentário:

Postar um comentário