terça-feira, 28 de setembro de 2010

Da série Grandes Patriotas a Serviço da Nassão

Luís Nassif, segundo o próprio, foi introdutor do jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico no país.

Atualmente possui um site onde sistematicamente divulga notícias e opiniões, em sua avassaladora maioria, favoráveis ao governo do PT e contrários a todos os demais.
Em postagens recentes, classificou a fala de Soninha Francine como terrorismo, disse, com ironia, que Índio seria um vice à altura de Serra, acusa a revista Veja de jogadas inescrupulosas e ridiculariza as propostas de Serra para o Bolsa Família e o salário mínimo.

Mas a maior parte de seu tempo ele dedica a analisar as pesquisas, constantemente na companhia de Marcos Coimbra, chefe do Vox Populi.
Transcrevo um post abaixo. Notem o regozijo do jornalista:

Faltando 12 dias para a eleição, considerando os números disponíveis nas pesquisas, inclusive os do tracking diário do Vox Populi, divulgado pelo IG e pela TV Bandeirantes, Serra deve ficar mais próximo de 25%.
O tracking Vox/IG/Band, que começou a ser publicado no início de setembro e que não sofreu alterações significativas desde então (Dilma começou com 51% e ontem tinha 53%; Serra começou com 25% e ontem tinha 23%).”

Nem preciso dizer que cada candidato tem o Índio ou a Erenice que merece. Mas mais interessante seria buscar uma opinião antiga do jornalista, publicada em 25/09/2006:

“Comparar o desempenho econômico do país de Lula ao de Fernando Henrique é contrapor ao roto, o esfarrapado. Não há crescimento há 12 anos. Nos dois governos, as reformas micro-econômicas caminharam a passo de tartaruga – embora no de FHC tivesse sido aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e definido o modelo das agências reguladoras. Foram bons passos. Mas se deixou uma infra-estrutura em frangalhos, contas públicas claudicantes, setor externo sofrível. De Lula para cá só mudou o setor externo por conta da explosão dos preços das commodities e a desvalorização cambial de 2002. Na verdade, Lula jogou pela janela a desvalorização cambial.”

O que mudou de lá para cá? Bem, seu site hoje é patrocinado pelo BNDES e pela Caixa Econômica Federal, dois bancos públicos. Ah, sua empresa Dinheiro Vivo Consultoria foi contratada sem licitação, no dia 20 de setembro deste ano (Diário Oficial), por 30 mil reais mensais durante 6 meses para prestar serviços de entrevistador e comentarista para a Empresa Brasil de Comunicação. Não sabe o que é? Empresa Brasil de Comunicação é a TV pública criada por Lula para abrigar todos os jornalistas companheiros. A qualidade indiscutível da programação não se reflete nos índices de audiência, invariavelmente zerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário