Reportagem de Duda Teixeira e Fernando Barros de Mello, na VEJA do dia 02/06/2010.
Com o auxílio do dinheiro dos contribuintes brasileiros, ficará ainda mais fácil para os traficantes colocar cocaína e crack nas ruas das nossas cidades. Em agosto do ano passado, na Bolívia, o presidente Lula, enfeitado com um colar de folhas de coca, prometeu um empréstimo de 332 milhões de dólares do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a rodovia Villa Tunari-San Ignacio de Moxos. Na ocasião, a segurança de Lula não foi feita por policiais, mas por centenas de cocaleiros armados com bastões envoltos em esparadrapo. Com 60 000 habitantes, a cidade de Villa Tunari é o principal centro urbano de Chapare. A rodovia, apelidada pelos bolivianos de “estrada da coca”, cruzará as áreas de cultivo da planta e, teoricamente, deveria fazer parte de um corredor bioceânico ligando o porto chileno de Iquique, no Pacífico, ao Atlântico. Como só garantiu financiamento para o trecho cocaleiro, a curto prazo a estrada vai favorecer principalmente o transporte de cocaína para o Brasil. O próprio BNDES não aponta um objetivo estratégico para a obra.
Os promotores bolivianos investigam um superfaturamento de 215 milhões de dólares na transcocaleira. “Essa rodovia custou o dobro do que seria razoável e não tem licenças ambientais. Seu objetivo é expandir a fronteira agrícola dos plantadores de coca”, diz José María Bakovic, ex-presidente do extinto Serviço Nacional de Caminhos, órgão que administrava as rodovias bolivianas. Desde que Morales foi eleito, Bakovic já foi preso duas vezes por denunciar irregularidades em obras públicas. As mães brasileiras não são as únicas que sofrem com a amizade do governo brasileiro com Morales.
As provas da ajuda de Evo Morales ao narcotráfico:
- Depois da eleição de Morales, a produção de cocaína e pasta de coca na Bolívia cresceu 41%
- 71% da coca do país é transformada em droga
- 80% da cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia
- A quantidade de cocaína que entra no Brasil pela fronteira com a Bolívia aumentou 200%
- Morales é presidente de seis associações de cocaleiros da região do Chapare, seu reduto eleitoral
- A pedido dos cocaleiros, Morales acabou com o projeto que ajudava agricultores a substituir a coca por plantações de banana, melão, café e cacau
Enquanto isso, no Brasil:
- Apenas 12% das rodovias são pavimentadas. Você não leu errado, são 12%
- 65% das estradas federais estão em péssimo estado
Dados: Ipea e Confederação Nacional dos Transportes
Em resumo:
O governo emprestou o dinheiro do povo para financiar uma rodovia que facilita o transporte de drogas na Bolívia, país responsável por 80% da cocaína vendida no Brasil. A rodovia está superfaturada enquanto no Brasil duas em cada três estradas federais estão em péssimo estado de conservação.
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