domingo, 26 de setembro de 2010

Pesquisa do Ibope é Comprada!!

Vejam a notícia da Agência Senado.
É verdadeiríssima, o link está abaixo para conferência.

Mozarildo pede explicação sobre denúncia de fraude em pesquisa
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) classificou como "preocupante" a denúncia feita na quarta-feira por Papaléo Paes (PSDB-AP). Segundo este, um encarregado do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) teria oferecido a manipulação do resultado das pesquisas ao coordenador de campanha de um dos candidatos ao governo do Amapá. A fraude custaria R$ 1 milhão e abrangeria todas as pesquisas até o segundo turno. A oferta foi gravada.

— O senador Papaléo Paes ligou para Carlos Augusto Montenegro, que é o dono do Ibope. Montenegro disse que era uma empresa terceirizada que eles contratavam em Belém para fazer a pesquisa no Amapá. Essas pesquisas agora começam a me deixar, digamos assim, completamente incrédulo. Ora, se isso acontece no Amapá, o que não estará acontecendo, por exemplo, em Roraima? — questionou.

Mozarildo observou que em Roraima o Ibope também apresentou pesquisas "um pouco preocupantes".

Na campanha de 2006, as pesquisas do Ibope sempre apresentavam sua adversária na frente. Somente às vésperas da eleição, ela apareceu com leve vantagem sobre Mozarildo, que acabou vencendo a eleição com margem de 13%.


Para o senador, pesquisas realizadas em Roraima este ano também devem ter sido manipuladas, pois o atual governador, que segundo Mozarildo sempre esteve atrás, no penúltimo levantamento apareceu na liderança, com empate numérico (41% a 41%). E na pesquisa mais recente, já estava 6 pontos à frente do adversário. O parlamentar pediu que Montenegro dê explicações sobre o caso, já que as pesquisas eleitorais têm influência muito grande sobre o eleitor indeciso.

Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse que no seu estado não é diferente. Para ele, o problema está na terceirização, porque não existe corresponsabilidade e as discrepâncias só aumentam. Augusto Botelho (sem partido-RR) ressaltou que, durante a campanha eleitoral, vários eleitores reclamaram que o seu nome não aparecia nos formulários dos pesquisadores do Ibope.


http://www.senado.gov.br/senadores/notSenamidia.asp?fonte=js&codNoticia=99171&nomSenador=Papal%E9o+Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário