terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pesquisas

Ontem a presidente do Ibope tentou no programa Roda Viva explicar o inexplicável: como os instinsultos de pesquisa "erraram" tanto nesta eleição. Os institutos S e V, sabemos, têm milhões de motivos para apresentar resultados falsos. São contratados de revistas e portais bancados pelo governo. Não querem desagradar ao patrão, mostrando números desfavoráveis.
Os outros dois, Datafolha e Ibope, deveriam ser fechados. Se agiram com honestidade, são muito ruins de serviço mesmo. Prestaram desinformação à população.

DATAFOLHA:
SP: errou os 3 candidatos
MG: errou os 2 candidatos (Anastasia em 8 pontos!)
DF: errou os 2 candidatos e disse que não haveria 2º turno - quando haverá
PE: errou os 2 candidatos
BA: errou os 2 candidatos
CE: errou os 2 candidatos
Presidente: favoreceu Dilma em 3 pontos e prejudicou Serra e Marina em 2 pontos cada

IBOPE:
SP: errou 1 candidato
MG: errou os 2 candidatos
PE: errou os 2 candidatos
BA: errou os 2 candidatos
PR: errou os 2 candidatos
Presidente: favoreceu Dilma em 4 pontos e prejudicou Serra e Marina em 2 pontos cada

Os Instinsultos que se julgam sérios deveriam demitir todos os seus estatísticos, ficarem 4 anos sem divulgar pesquisas e aumentarem a margem de erro para 15 pontos. Assim, um candidato com 20% dos votos, como Aloysio Nunes, poderia ter entre 5% e 35% e o instituto não passaria vexame.

Já os jornais e revistas deveriam publicar manchetes gigantes, iguais às que publicaram para dizer "Dilma vai ganhar no 1º turno", mas desta vez com os seguintes dizeres: "Institutos erraram quase tudo" ou "Folha cancela contrato com o Datafolha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário